Noticias

ITAMONTE É REFERENCIA EM INFORMAÇÃO TURÍSTICA NA REVISTA "BOAS PRÁTICAS NO TURISMO EM MINAS GERAIS"

31/01/2020

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais tem se empenhado para o fortalecimento da atividade turística em nosso estado. No ano passado, foi realizado o Censo do Turismo Mineiro, pesquisa que foi aplicada concomitantemente com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Através da iniciativa do "Manual de Identidade Visual", realizado pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o município de Itamonte foi escolhido como referencia em "Informação Turística" e irá compor a revista de "Boas Práticas do Turismo em Minas Gerais"

O portfólio “Boas Práticas do Turismo em Minas Gerais 2019” apresenta as boas práticas selecionadas, que aqui são entendidas como ações e práticas, que por meio da incorporação de novos elementos – tais como técnicas, procedimento, metodologias, dentre outras – produzam resultados positivos e proporcionam maior eficiência e qualidade de ações/serviços já existentes.

O objetivo dessa iniciativa é identificar, reconhecer e divulgar as boas práticas e projetos inovadores para o fortalecimento do turismo regional, propiciando a difusão das ações que podem ser desenvolvidas nas outras regiões turísticas de Minas Gerais. Além disso, induzir a elaboração de novas ações e pró atividade no Estado para o desenvolvimento da atividade turística, por meio da exposição das melhores práticas executadas e/ou em execução pelos municípios pertencentes aos circuitos turísticos.

O levantamento dessas boas práticas foi realizado no âmbito do Censo do Turismo Mineiro – 2019, no qual dos 596 municípios respondentes, 255 responderam “sim” para a pergunta: “Você considera que seu município tenha alguma ação no turismo que possa ser divulgada como uma
Boa Prática?”. Desses 255 municípios, 110 responderam ao questionário que foi enviado posteriormente para que as ações de boas práticas fossem detalhadas, pelo que 131 boas práticas foram levantadas.
No presente documento serão apresentadas aquelas que foram aprovadas pelos apoios técnicos das Câmaras Temáticas do CET – Conselho Estadual de Turismo e, posteriormente,
validados pelas Câmaras Temáticas do CET.

+ Ver todas Noticias