Noticias

HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2018

HÉLÈNE ARTHUR DELMONTE

“Desde os 15 anos eu sabia que queria viver e criar meus filhos no Campo”. Hélène, que se considera muito mais mineira do que carioca, vive em Itamonte desde 1982 com sua família, que se estabeleceu no bairro rural Campo Redondo, onde residem até hoje.
Ela e Pedro, seu marido, vieram para cá recém-casados não só com o objetivo de morar, cultivar e criar os filhos, mas de contribuir e somar à comunidade. Logo que chegaram, Hélène passou a procurar formas de cooperar, principalmente com a escola municipal do bairro. Mesmo não tendo formação na área da educação, este era um assunto que sempre a interessou e que, segundo ela, era muito discutido em casa, com seus pais, as diferentes formas de ensinar e aprender.
Conversando com Hélène, é possível perceber o quanto a educação e as artes são naturais em seu cotidiano. Em cada história contada por ela, são incluídos “casos” da escola, das aulas de teatro e de costura que ministrava aos moradores do bairro voluntariamente em sua própria casa e também na escola local.
Educada em escola inglesa e tendo crescido com a língua inglesa presente no ambiente familiar, Hélène também pôde contribuir transmitindo mais este conhecimento aos moradores do bairro Campo Redondo. Ela relata que, assim que as pessoas começaram a demonstrar interesse em aprender o inglês, ela começou a pesquisar e a criar formas contextualizadas de ensinar. Criou textos que falavam sobre o cultivo da terra, sobre a tecelagem, a fauna e a flora. Assim, tornou possível e interessante o aprendizado.
Hélène afirma que o convívio com a simplicidade do campo e com as pessoas do bairro fizeram total diferença na vida dos seus três filhos, que hoje transmitem esse estilo de vida às suas duas netas. Por isso ela descreve como uma “troca” a relação de sua família com os moradores do Campo Redondo. Ao mesmo tempo em que ela pôde contribuir de diversas formas na comunidade e na escola, eles também acrescentaram inúmeras experiências à família Delmonte.

+ Ver todas Noticias