Noticias

HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2018

MARIA DA SILVA

D. Maria, 71 anos, que nasceu, cresceu e vive até hoje no bairro rural Serra Negra, conta um pouco de sua história e de como a vida, os costumes e o trabalho mudaram, desde que era criança.
“Na Serra Negra era só trilha, e as pessoas só saíam à cavalo”, conta D. Maria, que complementa dizendo que o bairro passou a ter estradas a partir de 1984. Até então, as vindas para a cidade aconteciam apenas em caso de muita necessidade, “a gente vinha para ir no médico, depois de pelejar alguns dias com os recursos caseiros aí, quando não tinha mais jeito, a gente vinha”, relata. D. Maria, que conta ainda que, muitas vezes, para chegar até a cidade era preciso caminhar aproximadamente 16 quilômetros até a Garganta do Registro, para então pegar uma carona.
Ela, juntamente com seus pais e seus 7 irmãos mais novos sempre viveram da terra, trabalhavam na lavoura plantando milho, batata, e feijão. E assim vivia a maior parte das famílias do bairro. Mas, segundo ela, depois que cresceu o número de visitação do Parque Nacional do Itatiaia, o estilo de trabalho dos moradores do bairro foi alterado. Muitos dos que plantavam ou trabalhavam com gado, passaram a trabalhar em diferentes funções no Parque, por estarem perto e conhecerem bem a região.

+ Ver todas Noticias