Noticias

HOMENAGEM PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2018

JACIRA BARBOZA DA FONSECA

Nascida e criada no bairro rural Campo Redondo, Jacira sempre se envolveu em projetos e movimentos do bairro e busca, até hoje, melhorias para o local.
Iniciou sua carreira de professora em 1981, e lecionou no bairro em que cresceu até sua aposentadoria. A escola, inclusive, leva o nome do seu avô Bruno Fonseca Pinto, que era tropeiro e trazia de fora novos recursos, ideias e facilidades para o Campo Redondo.
“No início, a escola era muito pobre e tinha mais de sessenta alunos do Ensino Fundamental. Foi uma luta muito grande nos primeiros anos. Mas, a partir de 1984 as coisas começaram a melhorar”, diz Jacira. Foi a partir de então que novas pessoas e os próprios moradores passaram a se envolver para que a escola tivesse um ensino de qualidade.
Jacira diz que se sentia realizada a cada conquista e a cada sonho realizado junto aos alunos, percebendo que cumpria também os sonhos de seu avô, que foi um dos precursores e incentivadores da educação no bairro.
Hoje, com 61 anos, Jacira é casada com José de Oliveira Fonseca e mãe de três filhos, e continua envolvida nas causas do Campo Redondo, fazendo parte das lideranças, tanto da igreja quanto da comunidade, e afirma que a forma com que se organizam no bairro é um modelo a ser seguido, pois “os moradores, com sua simplicidade, trabalham sempre juntos para alcançar seus objetivos”, complementa.

+ Ver todas Noticias